terça-feira, 13 de julho de 2010

Auto Ajuda ?

Confesso que tentei, mais de uma vez e novamente me arrependi.
Desta vez a minha crítica será negativa e sem nomes de obras e autores. Vou generalizar mesmo! Caminhando contra a teoria de que não podemos generalizar nada, afinal para tudo há uma excessão! Opa... Dei na cara que li um livro de auto ajuda! Frases feitas... Só faltou algumas várias citações de pensadores, filósofos e figurinhas carimbadas do mercado em questão.
Estes livros tem capas bonitas, títulos atrativos, preços baixos... São verdadeiros caça níqueis.
Você lê aquela coleção de frases celebres costurando teorias manjadas e ao terminar a leitura percebe que por mais que você esprema, esprema, esprema não sai nada, absolutamente nada dali. Tá vai! Ficam as frases... Mas nada de novo, apenas alguém teve o trabalho de organizar aquilo tudo de forma atrativa.
O que é mais curioso é o efeito lavagem cerebral que estes livros causam, repare! As pessoas que consomem estes livros começam a ficar como eles: rasos! Sabem de tudo mas não sabem de nada... ??? ... Sim isso é possível. Você pode citar uma frase incrível de Freud e não saber da circunstância da citação, do que aquilo realmente significa, simplesmente fica repetindo como um papagaio culto.
Como todo bom caça níquel, vicia... E aí temos um grupo de papagaios cultos...
Não caia nessa, fuja da prateleira de auto ajuda!
Estude, vá nas origens! Como diziam os professores na escola: lendo o resumo você até passa de ano mas não aprende nada!

Nenhum comentário: