sábado, 22 de maio de 2010

Uruguai - Uma caixinha de surpresas

O Uruguai é mesmo uma caixinha de surpresas escondida no final do continente... O meu primeiro contato com este lindo paizinho foi na minha primeira viagem a Buenos Aires, que eu e minha melhor amiga e companheira de viagens Lucianne, resolvemos pegar o Buquebus (Cia de viagem que faz a travessia com lanchas, navios etc). Como não queria gastar muito escolhi o navio lento... São 3 horas de travessia Buenos Aires – Colônia de Sacramento, mas se você tiver um pouco mais de grana, a mesma travessia levaria 2 horas.
A cidadezinha é linda, pacata ao extremo, acho que não conheço algum outro lugar tão pacato... Lá ainda existe a muralha que dividia o lado português e espanhol, a arquitetura portuguesa e espanhola é notada em toda a cidade com diferenças claras e lá tem muito da história do Brasil, já que os portugueses perderam o território para os espanhóis, caso contrário, os uruguaios seriam brasileiros. E se fossem, a calma do baiano poderia ter forte concorrência...
Passei apenas um dia por lá, acredito que o ideal seria pelo menos 2 dias e uma noite... Quem sabe um dia ainda volta por lá.
Passado alguns anos, voltei ao Uruguai, para passar uma semana de carnaval entre Montevidéu e Punta del Este, não sabia bem o que encontraria, afinal não existem muitos guias de viagens deste pais, encontrei apenas um, importado, mas tanto a Livraria Cultura, quanto a Livraria da Vila, tinham prazo de até um mês para importar. Como tinha apenas 3 semanas, resolvi falar com amigos e claro Google it!
6 amigos foram meus principais “guias”, minhas querida Nívea Alves, super fã do Uruguai, me passou quase todas as dicas, meu querido amigo e jornalista Renato Pezzotti que já tinha passado uns dias em Punta Del Diablo, meu amigo do mundo Rick Carassai que morou no Uruguai por um período e é totalmente encantado pelo paizinho e finalmente meus amigos do trio La Solea, Augusto, Gonzalo e Mariano que na temporada brasileira me convenceram que o Uruguai era sim fantástico.
Confiando neles, eu e Lucianne embarcamos rumo a terra do Sol.
No último vôo TAM lotado chegamos a Montevidéu. Ao chegar já ficamos encantadas com o pequeno mas lindo aeroporto. Queríamos alugar um carro mas não havia carros disponíveis em nenhuma locadora! Então decidimos pegar um taxi que para nossa surpresa haviam duas frotas disponíveis uma da Mercedes Benz e outra dos taxis oficiais do aeroporto. Com preços fixos a diferença era de apenas 10 pesos uruguaios entre um e outro, mas não nos arrependemos de pegar o mais barato, pois o taxista além de ser um lindíssimo uruguaio, Mauricio sabia falar português perfeitamente pois morou no Brasil por mais de um ano, de volta ao Uruguai ele é personal trainer durante o dia e 3 vezes por semana é taxista no aeroporto. Mauricio nos deixou no nosso primeiro destino: o albergue El Viajero Ciudad Vieja.

Fomos super bem atendidas no albergue, as acomodações super limpas e tudo muito charmoso. Durante o dia fizemos nosso passeio por Montevidéu, e amamos tudo que vimos! A Catedral lindíssima, o Mercado del Puerto super charmoso! Mas o que mais gostei mesmo é curtir o fim de tarde nas Ramblas, que são avenidas largas com calçadões beira mar e beira rio...

Seguindo as orientações que coletamos ao longo do dia, fomos à rodoviária Tres Cruces para pegar o ônibus para Punta de Este. O ticket é super barato: 25 pesos uruguaios pela COT e a viagem durou 2 horas e meia.
Chegamos em Punta e o terminal fica bem em frente à obra La Mano. Pegamos um taxi para o albergue El Viajero Manantiales e o preço ficou bem alto... Por isso no dia seguinte resolvemos alugar um carro e foi a melhor coisa! Portanto alugue um carro! O custo x beneficio é ótimo!
O albergue é bem bacana! Fomos super bem recebidas, os uruguaios são muito gentis. O único defeito é o café da manhã, mas nada que você não possa resolver indo até a Barra num lugar chamado Medialunas Calentitas! Uma delicia!

É difícil escolher por qual praia começar, é tudo muito lindo por lá, e assim conhecemos tudo desde Punta Ballena a José Ignacio!

Punta Ballena, a 15 minutos de Punta del Este, é onde fica o Casapueblo, hotel-museu que é uma obra de arte de Carlos Páez Vilaró, artista plástico que viajou o mundo e trabalhou em cada lugar que visitou, teve como amigo e professor Pablo Picasso e é amigo de muita gente importante ligada a arte. Artista completo Vilaró faz desde belíssimas telas e esculturas até obras arquitetônicas como a própria Casapueblo. Ele é conhecido também por ser pai de uma das vítimas que sobreviveram ao acidente aéreo na Cordilheira dos Andes. Ele não se convenceu com o desaparecimento da aeronave e procurou pelo filho por 3 meses e finalmente o encontrou! É uma pessoa realmente fantástica e você pode encontrar com ele lá no museu Casapueblo, nem preciso dizer que ele é encantador.
Depois de ver a exposição, ver o vídeo da vida de Vilaró vá para a varanda e veja o inesquecível e emocionante por do sol... É incrível e tão belo que em seu fim recebe uma salva de palmas mais do que merecida!

Entre Punta Ballena e Punta del Este tem várias praias, mas a que mais me chamou atenção foi a Praia Mansa, próximo ao Hotel Cassino Conrad. A praia é de rio, por isso águas tranqüilas... Mansa. E tem uma boa infra-estrutura com diversos paradores, que são bares ou restaurantes. O que me chamou atenção foi a quantidade de velhinhos se divertindo por ali, no final percebi que a qualidade de vida no Uruguai é realmente impressionante!
A Praia Brava, banhada pelo mar, é lindíssima. E tem um centro comercial charmoso, com muita gente bonita circulando. Um Café chamado FLOR foi eleito meu predileto, tem vista para o mar e para avenida, pessoas lindas e um cardápio delicioso. O valor é mais alto que o normal mas vale cada centavo. Se precisar uma opção mais barata, na mesma avenida fica o The Best Chivito in Town, preço legal e tem o tal do Chivito, sanduba típico feito com paillard, divino!!!
Próximo, quase em frente ao albergue Manantiales, fica Bikini Beach, simplesmente o máximo! De novo, gente linda! E ali é point de surf e skate.
Finalmente José Ignácio, ah! Fiquei sem fôlego por lá! Por tudo! Um dos lugares mais charmosos que conheci, ficamos no Parador La Huella que tem parceria com a Lacoste, este é um passeio obrigatório, o cardápio contempla todos os bolsos desde os mais apertados até os esbanjadores, os pratos servem 2 pessoas numa boa e a vista, o som, as pessoas tudo perfeito!
Como pode perceber tem muito o que fazer além dos Cassinos, que aliás fomos ao Conrad e é bem divertido! Terminamos a noite tomando uma sopa deliciosa no restaurante do Conrad.E vale lembrar que no albergue tinha festa todo dia!

A noite em frente ao porto fica super agitada! E de dia também! O Porto é maravilhoso e lhe dá a oportunidade de ver leões marinhos de perto!!!

Retornamos a Montevideo e desta vez optamos pelo Ibis e como sempre fomos muito bem recebidas e desta vez com a vantagem de ter a Rambla em frente para aproveitarmos a ultima tarde uruguaia...