quinta-feira, 15 de abril de 2010

Mi Buenos Aires Querida

Buenos Aires é um dos meus destinos prediletos, minha vontade seria ir todos os finais de semana a capital porteña. E tenho certeza que a capital tem motivos de sobra pra ser um dos destinos mais procurados pelos brasileiros e ainda tem diversão, passeio, cultura e tango para todos os finais de semana do ano


Aqui vão algumas dicas!

Ir a Buenos Aires e não conhecer o Café Tortoni seria um pecado, então assim que puder pare no charmoso café da Avenida de Mayo, 825 da tomar um chocolate quente com churros. Lá tudo é uma delicia, mas o chocolate quente é especial.
Repare que lá todos os móveis são os mesmos desde a sua abertura. Tente chegar antes das 18h, senão terá fila, pois a noite, além do café o Tortoni tem shows de tango no porão. É imperdível e muito barato: por volta de 50 pesos, ou seja muito barato mesmo!


Mas aconselho comprar adiantado. Então, ao passar a tarde para tomar o chocolate quente, já compre as entradas para o show de tango da Bodega do Café Tortoni.


Ainda no Centro tem a Galeria Pacífico. É um shopping comum até que você olhe para o teto... é lindo!


E lá fica o Centro Cultural Borges que abriga exposições e espetaculos, confira a programação no site: http://www.ccborges.org.ar/

Outra parada obrigatória nem que seja para entrar e sair é conhecer a livraria El Ateneu que fica na Avenida Santa Fé, 1860. Ela é conhecida no mundo todo, pois não há mais linda... Ela foi montada em um antigo teatro restaurado. Vale tomar um capuccino no café que foi montado no palco do teatro.

Um dos meus bairros prediletos é a Recoleta. Para aproveitá-la comece indo tomar um dos vários tipos de sorvete de doce de leite no Freddo que fica em frente ao Cemitério da Recoleta, apesar do cemitério é um ponto agitado do bairro, então você toma um sorvetinho e vê o movimento das ruas. Caso goste de arte sacra entre no cemitério da recoleta e na igrejinha que fica do lado. No cemitério há visitas guiadas gratuitas que contam a história de Buenos Aires através das pessoas celebres que estão enterradas lá, como Evita Perón (a história dela é imperdível) Se você ainda não assitiu o filme Evita com a Madonna, deixe para assistir depois desta visita, será emocionante...Ah vale lembrar que o cemitério tem um astral nada funebre!
Colado no cemitério tem um shopping de design,Buenos Aires Design, um shopping bem pequenino com lojas bem bacanas com foco em mobiliário.

A praça em frente ao cemitério, no dia a dia tem gente passeando, tomando sol, fazendo exercícios, passeando com cachorros, no final de semana tem uma enorme feira de
artesanato. Em um domingo de verão que passei por lá, vi até uma roda de capoeira de brasileiros e porteños, afinal a rivalidade é limitada ao futebol!

Próximo a praça tem um dos principais museus: Museu de Belas Artes, caso você goste de arte, lá é prato cheio! Entrada gratuita e obras de Van Gogh, Rodin, Pollock, Monet, Renoir, Degas, Gaugin, etc... O café do museu fica em um anexo, tem patrocinio da Ferrari e muita gente bonita!
Um pouco mais adiante tem outro museu o MALBA, Museu da América Latina, lá tem famosas obras da Tarsila do Amaral e outros brasileiros. Com carteirinha de estudante a entrada é gratuita. Lá tem uma lojinha super bacana com coisas moderninhas, acessíveis e diria imperdíveis.

Ainda na Recoleta, na Rua Posadas tem o Shopping Pátio Bullrich, charmoso, tem lojas legais dentro e nos arredores. Nesta mesma rua, tem a melhor empanada de queijo em lugar chamado San Juanino, 1515 o garçom é uma figura!!! Ele atende tantos brasileiros que já fala um porugues e ainda torce pro Corinthians!!!
A noite da recoleta é bem agitada, basta chegar a um dos bares em volta do cemitério e escolher. Em tempos de jogos de futebol, vá ao Locos por El Futebol.


Palermos é outro queridinho meu e de muitos. Tem diversas divisões que lhe rendem outros nomes como: Palemos Viejo, Palemo Soho, Palermo Hollywood, Palermo Chico...
Então vamos começar pelo básico que eles chamam de Palermo Viejo, que digamos vai da Praça Julio Cortazar até Avenida Santa Fé.
Primeiro: é um ótimo bairro pra se hospedar, pois tem tudo é muito agradável e seguro para caminhar qualquer hora do dia. Assim como todo Palermo. Da última vez me hospedei em um albergue design chamado Borges Design. Eu recomendo! É muito bacana, a equipe é simplesmente o máximo e Quilmes é mais barata que em todos bares e restaurantes, ou seja: ante e depois da balada os hospedes se concentram no bar do Hostel, é uma delicia além de você conhecer gente do mundo todo. E pode acreditar é melhor que a maioria dos albergues.
Ao redor da Praça Julio Cortazar tem diversos bares os mais lotados são o Cronico (que é 24horas - isso é muito útil) e o Madagascar. Mas confesso, que prefiro os bares de Palermo Hollywood.

O grande lance é ir de dia, caminhar pelas ruas proximas da praça e encontrar lojas sensacionais como Calma Chica, Think Pink e muitas outras, pra quem gosta de design e acessórios este é o lugar!!!

Não poderia deixar de falar de uma sorveteria que fica na esquina da Calle Paraguay com a Borges... É uma simples sorveteria de bairro mas garanto que é um dos melhores sorvetes de lá e olha: os porteños entendem disto! Na frente da sorveteria tem 2 bancos: sente ali no final da tarde e veja os porteños chegando do trabalho, indo pra faculdade etc... Esta dica é uma das melhores!

Agora... Palermo Hollywood a noite é muito bom! Não deixe de jantar (lembrando que lá eles jantar por voltas das 11pm) no Campo Bravo. Primeiro que é a melhor carne de lá, segundo que só tem gente linda, desde os funcionários da casa até os clientes. Tem duas unidades: esta é da Calle Honduras com Fito Paeze a outra fica em Las Cañitas na Calle Baez 292 (esse é para almoçar no sábado, pode apostar!)

Porto Madero! Ah, este certamente é o bairro que qualquer pessoa de bom gosto amaria poder trabalhar por lá. É um bairro que foi revitalizado e com louvor!!! É lindo, moderno e ainda por cima tranquilo mesmo concentrado muitas pessoas... lindas!

Nada como almoçar a beira de um dique... Minha sugestão é Cabanas Las Lilas, que é na verdade o Rubayat mas como há diferença cambial, você comerá por muito menos que o faria em São Paulo... Simplesmente Fantástico! Peça uma mesa na varanda e tenha tempo pra ficar lá admirando a vista, as pessoas que passam no calçadão do dique, a maravilhosa comida, e no final pessa um café e ainda deguste a grappa e o lemoncello... Depois vá caminhar no calçadão e conheça a bela Ponte da Mulheres.

A noite você também terá diversas opções em Porto Madeiro, mas a melhor e única é assistir um show de Tango do Rojo Tango no Faena. Começa que é no Faena, hotel projetado por Phillip Stark...Nem preciso falar que só de entrar e conhecer já é sensacional!!! O show de tango é de tirar o folego! Você pode optar por com ou sem jantar, já que está lá não economize, opte pelo jantar, é maravilhoso! O pacote de bebidas está incluso então não há com o que se preocupar. O atendimento é excelente! E o show... Não tenho palavras para descrever... Como disse tira o folego!!!

San Telmo e a Boca, são bairros peculiares. San Telmo mantem as antigas construções, as ruas de paralelepípedos, diversos antiquarios e claro, diversos mercados e feiras de antiguidade. A famosa feira de San Telmo acontece aos domingos a tarde. Como na Argentina se come muito bem, mesmo nos locais mais simples, a minha dica é almoçar no popular restaurante El Desnivel, que fica na Defensa 855. Na mesma rua, perto da praça Dorrego onde é realizada a famosa feira, tem um "passeo" repleto de lojas bacanas e na mesma rua você encontra lojas muito bacanas que é impossível sair de lá de mãos vazias em lojas como a L´ago e a Palacio. São SENSACIONAIS estas duas "tiendas"!

Quando se fala na Boca, já se pensa em Boca Juniors, La Bombonera, Caminito. Sim você deve fazer tudo isto, mas não deixe de almoçar no El Obreiro. É muito barato e muuuuuito, muito bom!!! Sem contar que é um lugar peculiar, reduto boquense com garçons parecidos com o Maradona, mas muito simpáticos! Vale lembrar que fui diversas vezes e nenhum taxista sabia chegar lá, ou seja, dê um google e leve o mapa: Agustín Caffarena, 64 (tel.: 4362-9912) e lembre-se eles fecham às 15h.



Onde se hospedar:

  • Faena (categoria luxo)
  • El Conquistador (4 estrelas)
  • Borges Design Hostel (albergue)

Boa Viagem!

Nenhum comentário: